domingo, 16 de junho de 2013

Avestruz - Autor:Mário Prata




Aqui trazemos uma situação de aprendizagem sobre o texto  O Avestruz de Mário Prata:

O Avestruz

 O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha.Sim, porque foi aqui ao lado da casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. 
   Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio. E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 a 160 quilos. Fui logo avisando à minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros -- 2,70, para ser mais exato. 
    Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pedaço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente, para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais. 
  Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor! Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: *Struthio camelus australis*. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
   Pois um animal daquele tamanho, deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima!
    Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento. Ele insiste; quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer. Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeira. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem. 
     Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz. 

Mário Prata






Público alvo: 6ºAno

Tempo previsto: 6 aulas

Competências e habilidades:Leitura e análise do texto,Levantar hipóteses,Localizar e comparar informações,fazer inferências,observar relações de intertextualidade,discutir e expor experiências pessoais baseadas na narrativa.

Estratégias:
 a) Leitura do texto.
 b) Pesquisar o vocabulário com o auxílio de um dicionário.
 c) Pesquisar com o auxílio da internet aspectos curiosos sobre o animal apresentado no texto (avestruz).
 d)Exibição do filme"OS PINGUINS DO PAPAI".

Avaliação:
Debate dirigido sobre respeito aos animais,produção de ficha técnica,questionário e análise do filme "Os pinguins do papai"


Metodologia:
1.Para iniciar a atividade é necessário levantar hipóteses sobre o título( O que o leitor pode esperar de um texto com esse título?).

2.Fazer uma leitura compartilhada de forma pausada,analisando o conteúdo de cada parágrafo,anotando e pesquisando eventuais vocabulários para melhor compreensão da narrativa.Não tendo mais dúvidas já é possível passar para o parágrafo seguinte.Ao término fazer uma análise com as seguintes questões:
a)Você já viu um avestruz? Em qual situação?
b)Seria possível domesticar um avestruz?

3.Ir com a turma para o laboratório de informática e pesquisar sobre os hábitos do avestruz,anotando as informações coletadas e fazer uma ficha técnica com essas informações.

4.Exibir o filme "OS PINGUINS DO PAPAI"



5.Analisar o filme e cruzar informações com o texto de Mário Prata:
a) Na sua opinião, dragões existiram?
b) Seria possível domesticar um avestruz como um dragão foi no filme?
c) Que responsabilidade devemos ter ao ter uma animal de estimação?
d) A nossa sociedade tem uma relação respeitosa com a maioria dos animais respeitando seus aspectos físicos e ancestrais?

6. Deixar que a turma leia suas respostas e assim realizar u debate dirigido com questionamentos sobre respeito aos animais,deixando os alunos se expressarem oralmente de forma livre e respeitosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário